Obrigada.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

“Como pensamos afeta como vivemos”

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (mente, pensamento), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

Aquilo que pensamos afeta diretamente como agimos e como encaramos a vida. Esta parece ser uma frase verídica, mas muitos subestimam suas implicações no cotidiano.
Se você acha que é um fracasso em alguma área de sua vida, seus próprios padrões de pensamento vão mantê-lo num beco sem saída, porque você aceita a derrota facilmente.
Ao contrário, quando você tem uma visão realista sobre seu potencial, seus dons e talentos, suas virtudes e qualidades, estes padrões o levarão ao sucesso dentro das suas perspectivas.
Precisamos viver não como o que os outros vêem, ou como nossos padrões nos mostram a nós mesmos, mas devemos nos ver e viver como Deus diz que somos, e como Ele nos vê.
Os outros nos vêem através de óculos quebrados; nós nos vemos como num espelho quebrado por nossas experiências desastrosas e/ou palavras malditas que ouvimos no passado. Acabamos nos vendo através dos pedaços distorcidos de nossa própria experiência, nossas falhas, inseguranças e invejas.
Somente Deus nos vê como realmente somos. E, se quisermos mudar a mente, isto é, a maneira como pensamos, precisamos de Sua ajuda.
Observe bem o que o apóstolo Paulo disse aos cristãos de Roma (supra citado). A palavra grega usada para ‘transformar’ é “metamorphoo”, que significa literalmente “mudar, transfigurar, metamorfosear”. Somente Deus pode fazer isso, mas nós podemos ajudar.
Quando nos convertemos, nossa transição do reino das trevas para o Reino da Luz acontece num instante, mas a transformação de nosso coração e mente é um processo muito mais longo, que pode durar a vida inteira.
Podemos escolher aceitar o que a sociedade diz ou podemos usar o espelho da Palavra de Deus como um reflexo mais preciso,... e verdadeiro. O valor de uma pessoa não está no que ela pensa ou faz, mas no que Deus diz a seu respeito.
Todos os dias nos olhamos no espelho. Vemos os quilinhos indesejados, os olhos cansados e os cabelos brancos. Nós nos vemos de forma negativamente crítica quando nos comparamos ao que a sociedade diz que é belo. E seus padrões são muito elevados, cruéis e inatingíveis para nós “pobres mortais”.
Agora, reflita e responda sinceramente:
ü  Quando você se olha no espelho, o que vê?
ü  Quais são as coisas para as quais seus olhos gravitam?
ü  Quão crítico você é quando se olha?
ü  Quais são as frases que passam diversas vezes em sua mente?
Lembre-se: Os espelhos do mundo são insuficientes para que você se veja como realmente é. Eles podem lhe dar uma imagem distorcida de si mesmo. O único espelho perfeito é o da Palavra de Deus. Veja o que o espelho da Bíblia diz a seu respeito:
"Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos!” (Salmo 139.13-16)
 E agora, como você se vê neste espelho? Você consegue ver o que Deus vê?

Com carinho, Raquel Roque.

PS.: Alô, pessoal, deixem seus comentários e sugestões. Vocês também podem dar uma olhadinha no meu outro blog http://reciclartbyraquel.blogspot.com/
Valeu. Um abraço.