Obrigada.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

“O Banquete Saudável”

Quando falamos em Páscoa, lembramos de banquete, mesa posta e muitas guloseimas, cuja principal é o maravilhoso chocolate, indispensável em qualquer celebração. Lembrando que nosso alvo não é a comida, nem ovos ou coelhos, mas a ressurreição de Cristo, tá?! Mas creio que é um bom momento para pensarmos sobre outro tipo de banquete.
Todos os dias nos preocupamos com a nossa alimentação. Ela pode definir se vamos ter saúde, se ficaremos fracos ou doentes, ou se teremos uma velhice saudável. Da mesma forma, podemos escolher como alimentaremos nosso espírito. Estar sozinho e em silêncio na presença de Deus é um dos maiores banquetes que podemos experimentar.  Outro alimento saboroso que nos fornece vitaminas e forças espirituais é o tempo gasto com a Palavra de Deus. Precisamos aprender a gostar de estudar, pesquisar a fundo algum assunto em particular, sugar a sabedoria divina e a daqueles que devotam suas vidas a desbravar mistérios e conhecimento. O estudo é um amigo fiel quando aprendemos a lidar com ele. Muita coisa ruim acontece, não por força do mal em si, mas pela ignorância. O Pr. Mike Murdock costuma dizer que a ignorância é mortal, e é mesmo!
Cristo nos diz que ao conhecermos a verdade, ela nos liberta (João 8.32), porém muitas vezes não sabemos o que ela é e não buscamos conhecê-la. Pertencemos a uma sociedade que tem preguiça de ler e estudar, mas este não é um padrão aceitável entre os cristãos, e não tem qualquer apoio bíblico. Ao contrário, a Palavra nos impele a ler e estudar continuamente, a buscarmos a sabedoria e a excelência.
A Bíblia diz:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  Romanos 12.1-2
Observe. Este texto diz que nossa vida é transformada pela renovação do entendimento, isto é, da mente. Somente quando compreendemos plenamente a Palavra de Deus é que nossos pensamentos são mudados por ela! Não há nada na vida mais importante que entender a verdade de Deus e ser mudado por ela. Deus nos deu uma mente para que possamos aprender e amadurecer. Como Seus filhos, temos uma grande responsabilidade e um enorme privilégio de crescer em nossa compreensão a respeito Dele, e também sobre nós mesmos e nossos relacionamentos com Ele, com as pessoas e com o resto do mundo.
Todos os dias, no mercado ou em casa, você escolhe seus alimentos, e quando vai ao restaurante, a primeira coisa que lhe oferecem é o menu para que você escolha o que mais gosta ou precisa comer. Note: a escolha sempre é sua, está em suas mãos. Da mesma forma, você também pode e deve escolher com cuidado seu menu espiritual, isto é, com o que alimentará seu espírito, sua alma e sua mente. Você pode escolher o caminho para o equilíbrio, e a sua vida irá testemunhar o que você está ingerindo.
Como diz o ditado popular: “Somos o que comemos”. Isso também é verdadeiro quanto à sua comida espiritual. Sua fala e suas ações denunciam o que você está “ingerindo”, isto é, com o que está enchendo o seu coração. Seu comportamento mostra o que está afetando seu espírito, sua alma, sua mente, seus pensamentos e suas emoções.
Quando nos banqueteamos com o que vemos na TV ou na internet, ou ainda com os valores invertidos e padrões de pensamento negativos e contrários a Palavra de Deus, conforme o mundo prega de forma implacável, não deveria surpreender que o medo, a ansiedade, a depressão e a tristeza povoem nossas mentes e assombrem nossos sonhos.
Nosso Pai celestial nos oferece um cardápio alternativo diariamente, o qual pode nos curar, nos alegrar, mudar nossa visão sobre a vida, nos libertar completamente, promover e preservar nossa saúde espiritual. Lembra do Salmo 23?
“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” Sl. 23.3
Pois é. Ele mesmo nos prepara um banquete diário com alimentos saudáveis da Sua Palavra, temperados com o óleo da unção do Espírito Santo e acompanhado de Sua 'doce' presença.  E isso é muito fácil de obter. É só buscá-lo em oração silenciosa no lugar secreto. Lá você encontrará o manjar da satisfação plena - a comunhão perfeita com Ele.
Tenham todos uma Boa Páscoa
e um Maravilhoso Banquete na presença do Pai.
Bom apetite!