Obrigada.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Senso de Humor – Um Trunfo Valioso

Sugiro que você leia a postagem anterior que ajudará a compreender melhor a atual.

Conflito é coisa séria! É tão sério que não podemos entrar nele sem senso de humor.
O verdadeiro senso de humor tem sua origem em Deus, e Deus o concedeu ao homem em profusão.
Reconhecer a comédia inerente à espécie humana pode ser um trunfo real para a solução de problemas. Muitos impasses nos relacionamentos já foram resolvidos com o curativo senso de humor. Quando você consegue rir de si mesmo e reconhecer sua própria teimosia, ou qualquer outra coisa, diante de um conflito com outrem, sua ira logo desaparece. Daí, você pode resolver o problema com um estado de espírito mais razoável. Além disso, o humor traz de volta o prazer num relacionamento, o que torna o conflito estimulante para o crescimento, em vez de um dano a saúde.
O humor facilita o diálogo de maneira linda. Conhecer pessoas que têm diferentes pontos de vista em diversos assuntos, não só é inevitável, como também potencialmente enriquecedor. Quando você enfrenta diferenças, pode ser tentado(a) a impor a sua opinião. Mas lembre-se: ser opinioso(a) não só lhe impede de ganhar adeptos ao seu modo de pensar, como também afasta as pessoas envolvidas. É um paradoxo que quanto mais certeza temos da validade de nossas convicções, tanto mais abertos nos tornamos para com aqueles que discordam de nós. Quanto menos certeza temos, tanto mais forte a nossa necessidade de levar os outros a aceitarem nosso ponto de vista.
Há pouco valor em vencer uma argumentação arriscando perder pessoas.
Sarcasmo não tem lugar no diálogo.  E uma boa maneira de você verificar a inteireza do seu humor é verificar se é isento da intenção de ferir, isto é se está livre do sarcasmo.
Se você realmente decidir que quer participar no milagre do diálogo, é indispensável, então, manter um bom senso de humor. Você não pode se tornar tão veemente e sério a ponto de ameaçar as pessoas e bloquear o intercâmbio.

Desejando que seus relacionamentos sejam muito  enriquecedores e cheios de senso de humor,
Um forte abraço.