Obrigada.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Afinal, o que é MOTIVAÇÃO?

Muito já se falou sobre motivação. Aliás, diversos autores a definem de forma errada, como veremos a seguir.
Mas, e você? Você sabe de fato o que é MOTIVAÇÃO? Entendê-la e vivenciá-la trará muitos benefícios à sua vida e sua carreira.
A verdadeira motivação nasce quando você encontra seu papel diante da vida.
Jamais a confunda com INJEÇÃO DE ÂNIMO, já que isso equivale a dar uma força, um “empurrãozinho”, e dizer a você que algo é possível. 
Entenda “injeção de ânimo” como qualquer situação provocada pela vida, seja a palavra de um amigo, uma experiência ou um livro que possa ser resumido na frase: “Vá em frente, você é capaz e seus sonhos podem ser realizados!” – isso é tudo que a injeção de ânimo fará por você. Ela é breve como um piscar de olhos e não tem poder. É passageira e está longe de ser a verdadeira motivação.
De modo algum confunda motivação com ENTUSIASMO, pois também são estados diferentes. Entusiasmo é uma palavra de origem grega que significa "Deus dentro de si" e, em português, as pessoas a usam como sinônimo de empolgação e euforia, o que é um erro gravíssimo. Empolgação e euforia são fenômenos passageiros e muito pequenos quando comparados ao entusiasmo. Nada de grande na vida é realizado com base na euforia, porém grandes erros são cometidos devido a ela.
O entusiasmo significa o estado especial de espírito em que você manifesta a presença divina em si próprio. Ele é a luz do Criador refletida no espelho de sua alma e que ilumina tudo ao seu redor. É o principal pré-requisito para a verdadeira motivação, é a manifestação íntima de nossa capacidade de nos maravilharmos diante da vida.
No entanto, não adianta estarmos apenas encantados com a vida. Precisamos de AÇÃO! Precisamos AGIR para colaborar efetivamente com a melhoria contínua do mundo em que vivemos e com o nosso próprio desenvolvimento. Aí começa a verdadeira motivação.
Assim, entenda MOTIVAÇÃO como o conjunto de razões que o levam a AGIR, as causas pelas quais você se mobiliza. Observe que o sentido de sua vida passa por dois caminhos: sua evolução espiritual e a contribuição efetiva que dará à sua vida, o legado que deixará com sua passagem pelo mundo. Ser uma pessoa de valor é mais importante que ser um indivíduo de sucesso, pois o verdadeiro sucesso é a consequência de uma vida de valor.
Este é um pequeno trecho do meu artigo “A Essência da Motivação”, publicado originalmente no livro “Gigantes da Motivação”.

PÁGINA OFICIAL: Carlos Hilsdorf

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
Conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário