Obrigada.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A Escola Bíblica Dominical é um instrumento de formação e aperfeiçoamento do carácter cristão. Ela é a maior agência de ensino do mundo. Sua relevância está em sua essencialidade. Nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade, ajustado a cada faixa etária.
O currículo da EBD possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível, criando raízes profundas na vida do cristão. Na EBD você tem oportunidade e liberdade para participar efetivamente e para tirar todas as suas dúvidas, o que certamente não ocorre nos cultos formais.
A EBD não é uma atividade educativa opcional, mas essencial e insubstituível. Por isso, não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da igreja. Ela é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico e sistemático. 
No primeiro século não havia templos. As famílias reuniam-se nas suas casas para orar  e estudar a Palavra de Deus, como fazemos hoje nas células. Os crentes mais experientes ensinavam os neófitos basicamente de forma expositiva e em tom familiar (homilétike); explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação dos apóstolos e diretamente do Espírito Santo. Apesar de também estudarmos a Bíblia nas células, a sua proposta principal é ganhar almas, e não propriamente estudar a Bíblia. Sendo assim, a EBD serve como complemento e aprofundamento do conhecimento bíblico adquirido nas células.
O cumprimento da Grande Comissão também acontece na EBD, como podemos ver. Observe o texto sublinhado
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado;...” Mateus 28.19-20. Este é o papel da EBD.
Alcançar – a EBD alcança todas as faixas etárias e está apta a receber tanto crentes quanto não crentes, o que deve ser sempre lembrado. O ensino é pedagógico e metódico como numa escola, sem deixar de ser profundamente espiritual.
Treinar – a EBD também treina os que se convertem para que instruam a outro, e ainda oferece o CCM (Centro de Capacitação Ministerial), que forma líderes para assumirem o serviço nas células, na consolidação de novos convertidos e até mesmo no discipulado e preparação para o batismo.
A EBD ainda promove a edificação geral, o que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do carácter; e complementa e corrige a educação ministrada nas escolas seculares de acordo com os padrões bíblicos.
Sendo assim, a EBD jamais deve ser desvalorizada ou preterida por qualquer outra atividade no seu dia e horário.
Valorize a Escola Bíblica Dominical! Ela foi feita pra você! Seja aluno assíduo e atuante, traga toda sua família, parentes e amigos, estimule seus filhos a participarem ativamente. Este, sem dúvida, é um investimento seguro e eficaz na edificação da família e da igreja do Senhor Jesus Cristo.
Então, esperamos por vocês no próximo domingo, às 9 horas.
Até lá!

Com carinho: Prª Raquel Roque.