Obrigada.

sábado, 4 de janeiro de 2014

VOCÊ SE TORNA RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVA

É mundialmente conhecida a frase do livro "O Pequeno Príncipe": "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
O amor precisa ser sincero e responsável.
Roubar o coração de uma pessoa para depois manipulá-la e enganá-la é uma vileza sem tamanho.
O amor não visa seus próprios interesses.
O amor busca a felicidade do outro mais do que a sua própria.
O amor é “outrocentralizado(foca o outro) e não “egocentralizado(foca o seu ego).
Trair a confiança de alguém é ferir essa pessoa amada.
Ser rude e indelicado é machucar a pessoa amada.
Ser possessivo e dominador é esmagar a pessoa amada.
Agir com violência é estrangular a pessoa amada, que um dia foi cativada.

(Hernandes Dias Lopes)

Pense nisso!

Se você foi edificado(a), divida com alguém esta benção. Compartilhe! E conheça também

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Sabedoria para não misturar as coisas

“E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. É-nos lícito dar tributo a César ou não?
E, entendendo ele a sua astúcia, disse-lhes: Por que me tentais? Mostrai-me uma moeda. De quem tem a imagem e a inscrição? E, respondendo eles, disseram: De César. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se."  Lucas 20.21-26 

Ao tempo de Jesus, algumas pessoas justificavam que, sendo pessoas dedicadas a Deus, não deviam pagar os impostos ao imperador, que se apresentava como Deus. De certo modo, era um gesto coerente sonegar impostos.
Quando tentaram apoio de Jesus para esta prática, ele a descartou. A atitude condenada se assemelha àquela da pessoa que se recusa a pagar o imposto de renda porque há corrupção no governo. Quem age assim está misturando as coisas. É justa a indignação contra o desvio do dinheiro público, feita por agentes públicos ou privados, como é justo recusar o comportamento de quem desvia dinheiro ou objetos que não lhe pertencem na empresa onde trabalha, sob a justificativa de que ganha pouco.
Misturar as coisas é prática que alcança outras áreas de nossas vidas.
Ficamos, assim, mais cansados, quando desenvolvemos uma atividade pensando em outra. Rendemos menos quando, no trabalho, pensamos em casa, ou vice-versa.
Misturamos as coisas quando, aborrecidos com uma coisa, tomamos decisão que repercutem em outras coisas. Alguém nos magoou, por exemplo, e nós magoamos o próximo que nos aparece, mesmo que não tenha nada a ver com isso.
Precisamos de sabedoria para não misturar as coisas. E se pedirmos sabedoria a Deus, pela oração, ele no-la dará.

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.Tiago 1.5

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.
Conheça também...

Janeiro – mês de Janus

Ao primeiro mês do ano foi dado o nome de Janeiro em homenagem ao deus bicéfalo “Janus”. Esse deus possui duas faces, uma que olha para trás e outra que olha para frente. Era considerado deus das portas, dos portões e dos princípios, e sua imagem aparecia sempre gravada nas portas.

A fim de esclarecimento, devo informar que o verdadeiro Deus das portas, portões e princípios é o Senhor Jesus, nosso Deus e Salvador.
A Bíblia diz que Jesus é o princípio:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1.1
“Jesus é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1.18
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” Apocalipse 22.13
“E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim.” Apocalipse 21.6

A Bíblia diz que Jesus é a porta:
“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.” João 10.7
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14.6

A Bíblia diz que somente Deus abre e fecha as portas e portões:
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:...” Apocalipse 3.7

Dito isto, e esclarecido, gostaria de usar apenas como alegoria o nome de Janus ou Janeiro. Neste sentido, nós devemos ser como Janus – um olhar para trás e um olhar para frente. Mas deve-se fazê-lo com cuidado.
Há pessoas que olham a vida toda para trás. Vivem de passado, de lembranças, na maioria das vezes tristes, amargas. Não conseguem prosseguir, progredir, porque estão sempre presas ao passado como a uma bola de chumbo. Elas azedam seu presente porque o misturam com o passado com prazo de validade vencido. Estragam seu relacionamento com as pessoas e até com Deus, pois não conseguem perdoar a si mesmos, aos outros e a Deus. Não conseguem se amar ou amar a outros, se culpam e culpam Deus por seus infortúnios.
Há também aquelas pessoas que vivem só de futuro. Estão sempre planejando, sonhando e se iludindo com uma visão muito além de sua situação. São visionários do impossível, do inatingível. São viciados em sonhos e desprovidos de ação. São aqueles que nunca tomam as rédeas de sua vida. Você conversa com eles e lhe mostram algo ultra, super, mega extraordinário, mas nunca tomam iniciativas para atingirem seus alvos. Ou, quando as tomam, não são perseverantes, desistem antes de ver seus sonhos se realizarem, os quais, por serem extremamente elevados, são inatingíveis ou quase.
Você pode aprender com o passado e realizar no futuro. Essa experiência de “Janus” pode ser muito produtiva. Mas você tem que saber lidar com as duas realidades juntas de modo que influenciem suas ações, porém com equilíbrio.
O presente pode e deve ser influenciado pelo passado, não para lembrar coisas e pessoas amargas, mas como aprendizado, para não cometer os mesmos erros ou reviver dores, mas para torná-lo forte para as dores do presente e do futuro e torna-lo esperto para não errar novamente. Serve para você não se esquecer de suas raízes, do seu início e avaliar até onde já chegou. Sem passado você não é ninguém no presente, não tem histórias para contar, não tem boas recordações.
O rei Davi sempre se lembrava do seu passado, e o apresentava a Deus em oração. Isso agrada ao Senhor. Ele dizia: “Ó Senhor, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.” Salmos 116.16.

“Então entrou o rei Davi, e ficou perante o Senhor; e disse: Quem sou eu, Senhor Deus? e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? E ainda isto, ó Deus, foi pouco aos teus olhos; pelo que falaste da casa de teu servo para tempos distantes; e trataste-me como a um homem ilustre, ó Senhor Deus. Que mais te dirá Davi, acerca da honra feita a teu servo? Porém tu conheces bem a teu servo.” 1 Crônicas 17.16-18

Esta é a forma correta de olhar para trás. Mas também devemos olhar para frente. O futuro deve ser visto com bons olhos, com os olhas da fé. Ele sempre é promissor para os otimistas. O problema é olhar para ele com medo, insegurança, incerteza ou pessimismo.
Tem gente que nunca se arrisca, não enfrenta, não compra, não vende, não faz negócio, não se matricula, não promete, não se compromete, não se doa a novas descobertas e novas amizades.
O futuro é menos aterrorizante quando você conhece os planos de Deus para sua vida. As pessoas mais otimistas são aquelas que sabem aonde e como chegar, as que possuem planos bem definidos e estratégias para alcançá-los. Deus gosta de pessoas destemidas e de fé. Ele tem prazer de revelar-lhes o futuro. Observe Abraão. Seu passado era comum, seu presente era comum, mas Deus tinha para ele um futuro incomum. Tudo dependeria da sua fé.
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gênesis 12.1
Significa: Sai do teu passado, sai do teu presente e vai para o futuro que Eu tenho pra você! E Deus lhe diz isso todos os dias. Está dizendo agora a você!

“Então Deus o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.” Gênesis 15.5

Deus hoje ainda nos chama pra fora da tenda do conformismo, pra fora da tenda do medo, da insegurança, pra fora do pessimismo, pra fora da nossa zona de conforto, a fim de nos mostrar quão lindo é o futuro que nos espera. Pode levar um tempo para que tudo se torne belo e agradável. Pode até levar anos, mas Deus sempre cumpre o que promete. Foi assim com José. Sonhou com um futuro glorioso, de excelência, mas passou momentos difíceis por mais de treze anos até que Deus cumprisse o que lhe mostrou em sonhos na adolescência.
Entenda: olhar para trás é bom, mas para aprender com ele, não para se entristecer, mas para se fortalecer. Mas olhar para frente também é muito bom, mas com o pé no chão, com planos e estratégias e, principalmente, com fé em Deus. O segredo é viver permanentemente no centro da vontade de Deus. Esta é a única forma segura de se construir uma história de vitórias e alegrias. Com Deus, passado, presente e futuro são sempre uma benção!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Espalhe esta boa semente.
Conheça também...

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dissecando os Votos para 2014

Que o Senhor Deus seja seu sustento e sua fonte de todo bem espiritual, emocional e material.
Mas para isso você precisa entregar-se a Ele sem reservas.

Que você possa servi-Lo com empenho, e auto sacrifício, quando for necessário. Mas para isso você precisa conhecer a Sua vontade, para então empenhar-se por realizá-la.

Que você tenha sempre força, energia e disposição para cumprir todas as promessas que fez a si mesmo, a Deus e aos outros. Mas para isso você precisa ser criterioso antes de prometer, mas quando o fizer, mantenha a palavra, seja sincero e honesto.

Que você tenha fome e sede de Deus e da Sua Palavra. Que você possa ler, meditar, entender e praticar tudo que aprender nela. Mas para isso você precisa abri-la todos os dias e abrir também sua mente e seu coração para que ela os penetre profundamente.

Que você aprenda mais sobre si mesmo e sobre as pessoas que ama. Mas para isso você precisa olhar mais para dentro de si, para suas ideias e sentimentos. Também precisa julgar menos os outros. Apenas olhar para eles com os olhos do coração, vendo o que está por trás das palavras e do silêncio de cada um.

Que se divirta muito e não perca os sorrisos ao seu redor. Mas para isso você precisa ter tempo de lazer, férias, descanso. Se sua vida se reduz somente a trabalho, que prazer pode ter nela?

Que você siga sempre o caminho da excelência pessoal e tenha paciência com aqueles que não entendem o que isso significa. Mas para isso você precisa parar de julgar as pessoas e se auto avaliar todos os dias, buscando um jeito melhor de fazer as coisas. Tenha compaixão dos que ainda não se conhecem e não avaliam suas ações. As pessoas só dão o que possuem.

Que seus dias sejam guiados pela coragem, honestidade, misericórdia, fidelidade e amor. Mas para isso você precisa cultivá-los. Estas virtudes não nascem por acaso como ervas daninhas. Elas precisam ser semeadas e regadas constantemente.

Que você experimente a vida abundante que Jesus lhe oferece todos os dias, e viva a cada dia a melhor versão de si mesmo! Mas para isso você precisa entregar sua vida a Ele todos os dias e seguir os Seus passos em busca da “estatura de homem perfeito”.

Reafirmo que estes são os meus mais sinceros votos a você e sua família: Raquel Roque.

Pense nisso!

Se você foi edificado(a), divida com alguém esta benção. Compartilhe! E conheça também

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Receita de ano novo

(Carlos Drummond de Andrade)


Para você ganhar belíssimo Ano Novo 
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, 
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido 
(mal vivido talvez ou sem sentido) 
para você ganhar um ano 
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, 
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; 
novo 
até no coração das coisas menos percebidas 
(a começar pelo seu interior) 
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, 
mas com ele se come, se passeia, 
se ama, se compreende, se trabalha, 
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, 
não precisa expedir nem receber mensagens 
(planta recebe mensagens? 
passa telegramas?)

Não precisa 
fazer lista de boas intenções 
para arquivá-las na gaveta. 
Não precisa chorar arrependido 
pelas besteiras consumidas 
nem parvamente acreditar 
que por decreto de esperança 
a partir de janeiro as coisas mudem 
e seja tudo claridade, recompensa, 
justiça entre os homens e as nações, 
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, 
direitos respeitados, começando 
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo 
que mereça este nome, 
você, meu caro, tem de merecê-lo, 
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, 
mas tente, experimente, consciente. 
É dentro de você que o Ano Novo 
cochila e espera desde sempre.

Votos para 2014


Que o Senhor Deus seja seu sustento e sua fonte de todo bem espiritual, emocional e material. Que você possa servi-Lo com empenho, e auto sacrifício, quando for necessário.
Que você tenha sempre força, energia e disposição para cumprir todas as promessas que fez a si mesmo, a Deus e aos outros.
Que você tenha fome e sede de Deus e da Sua Palavra. Que você possa ler, meditar, entender e praticar tudo que aprender nela.
Que você aprenda mais sobre si mesmo e sobre as pessoas que ama.
Que se divirta muito e não perca os sorrisos ao seu redor.
Que você siga sempre o caminho da excelência pessoal e tenha paciência com aqueles que não entendem o que isso significa.
Que seus dias sejam guiados pela coragem, honestidade, misericórdia, fidelidade e amor.
Que você experimente a vida abundante que Jesus lhe oferece todos os dias, e viva a cada dia a melhor versão de si mesmo!

São os meus mais sinceros votos a você e sua família:
Raquel Roque.