Obrigada.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

OS NOTÁVEIS SEM NOME – Parte 2


 

"...também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida." Fp. 4.3

 

Quem são os notáveis sem nome?
Paulo citou apenas o nome de "Clemente". Quanto aos outros cooperadores, não lhes designou "nomes". Deles somente disse: "...e com os demais cooperadores meus...".
Pelo menos para nós e para o mundo eles ficaram no anonimato. Entretanto, estamos certos de que foram tidos por notáveis pela obra que realizaram, pois Paulo chamou-os de "cooperadores meus". Certamente eram pessoas que “obtiveram bom testemunho por sua fé" (Hebreus 11.39).
Eram pessoas que ficaram conhecidas, não por seus nomes, mas pelas suas boas obras. A Bíblia apresenta casos semelhantes a este. Você se lembra daquela empregada doméstica que foi um instrumento para que o Deus de Israel fosse conhecido de um famoso estrangeiro? Qual é o nome dela? A Bíblia mostra a obra dessa pessoa, mas não o seu nome. A Bíblia simplesmente a chama de "uma menina". Mas sua obra foi excelente. Ela influenciou o comandante Naamã, seu patrão, de maneira que ele conheceu a bondade de Deus e foi curado de lepra (II Reis 5.1-19).
Temos outro exemplo bíblico de "um notável sem nome": uma viúva que fez uma notável oferta! Sabemos que ofertar faz parte das "boas obras... as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Ef. 2.10). Muitos ofertam ou contribuem, porém poucos agradam a Deus nesta questão. No meio de tantos ricos e com grandes ofertas, Jesus “viu” aquela mulher. Ela chamou a atenção do Senhor com a sua oferta. Por quê? Porque ela o fez com o coração alegra e grato diante de Deus. Isso a diferenciava dos outros que também  ofertaram. Observe:

"Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento." Lc. 21.1-4

A Bíblia diz:
"Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." 
II Cor. 9. 7,8

Quem pode saber quais as intenções do coração daquele que oferta? Como saber se o faz com alegria verdadeira? Quais são os nomes daqueles que ofertam ou contribuem corretamente, por estarem cheios de graça de Deus? Quem pode identificá-los com absoluta certeza? Ora, somente Deus sabe quais os que "dão com alegria" e ofertam com desprendimento. Nós não sabemos qual é o nome daquela viúva, mas o Senhor o sabe! 
Do ponto de vista humano, os ricos é que foram os grandes doadores daquele dia. No entanto, para o Senhor, essa mulher sem nome foi tida como a maior contribuinte dentre todos. Ela era conhecida de Deus e não dos homens. Há aqui um princípio bíblico extraordinário, a saber:
"Não importa ser reconhecido pelos homens, mas sim, ser reconhecido por Deus".
Vivemos numa sociedade em que as pessoas se esforçam para serem conhecidas pelos homens e fazerem seus nomes notórios. Daí surgem disputas e concorrências em todo lugar, inclusive na igreja. Por isso o Senhor advertiu Seus discípulos a que não andassem buscando o reconhecimento e o aplauso dos homens, pois assim não receberiam o "galardão do Pai celestial", que está continuamente atento às necessidades dos Seus filhos (Mateus 6.1-6). De que adianta o homem ser conhecido do mundo inteiro, e não ser conhecido de Deus? Que adianta ter seu nome gravado em prédios ou em jornais, e não ter seu nome e suas obras registrados nos livros de Deus?
A Bíblia dá testemunho de homens e mulheres, como os que Paulo mencionou na carta aos  Filipenses, ainda que não apareçam seus respectivos nomes. O que realmente importa é que eles são conhecidos de Deus; Deus os ama; Deus lhes conferiu dignidade; Deus lhes deu o glorioso nome de cristão; sobre eles repousa o Espírito da glória e de Deus. A Bíblia diz que virá o Dia” em que todos eles serão "manifestados com Cristo Jesus, em glória", e todos os homens e mulheres de todos os tempos os verão como foram e são notáveis e felizes! (Colossenses 3.3,4).
Isso responde à pergunta inicial: "Quem são os verdadeiros notáveis sem nomes?" São os desconhecidos dos homens, mas bem conhecidos de Deus!
Qual é o seu nome, querido(a) leitor(a)? Você é conhecido(a) dos homens? Você está lutando "por um lugar ao sol"? Não se preocupe se, por acaso, ninguém sabe ou ninguém nota o que você faz para o Senhor! Continue trabalhando, "não à vista dos homens", mas para o Senhor. Ele vê você! Ele sabe! O Senhor Deus conhece seu labor! Ele conhece os que se colocam em oração continuamente. Você não tem que fazer isso diante dos homens. As pessoas não precisam saber! O que importa é que suas orações sejam ouvidas por Deus.
Enfim, que cada um trabalhe com discrição, sem alarde, fazendo tudo para o SENHOR, sem se importar com os elogios dos homens, pois agindo assim, receberemos o louvor que procede de Deus e não dos homens. Afinal, o Senhor disse: "Aos que Me honram, honrarei, porém os que Me desprezam serão desmerecidos." (I Samuel 2.30)
Mas ainda há uma pergunta que precisamos responder: Por que tais pessoas são tidas por notáveis?

Saiba na próxima postagem. Até lá!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário