Obrigada.

sábado, 6 de setembro de 2014

COMO SABER A VONTADE DE DEUS?





Uma das coisas mais difíceis que enfrentamos na nossa caminhada cristã é buscar entender qual a vontade de Deus. Sabemos que Ele tem o melhor para nós, mas não sabemos como tomar as decisões corretas e muitas vezes isso nos aflige. Talvez para você, seja angustiante tentar descobrir se é da vontade de Deus começar ou terminar um relacionamento, fazer este ou aquele curso na faculdade, sair ou ficar em tal emprego, etc. Por isso, quero compartilhar com você 4 fatos importantes que te ajudarão a saber como fazer a vontade de Deus.


1) A vontade de Deus está acima de tudo.

Vemos na Bíblia que a vontade de Deus está acima de qualquer situação ou vontade humana, por isso podemos confiar que os grandes planos Dele nunca se frustrarão como diz em Jó 42.2:

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

Por exemplo: Desde que Adão e Eva pecaram, Deus dizia através dos profetas que Jesus viria ao mundo e ele realmente veio. Também era da vontade de Deus que Jesus morresse por nossos pecados e se cumpriu.
Sendo assim, se você é um escolhido de Deus, os planos Dele para sua vida se cumprirão! Se Ele tem algo para fazer com você ou através de você, Ele fará! Não serão suas fraquezas, limitações ou falhas que impedirão isso. Mas para isso, tudo o que você precisa fazer é andar com Ele em obediência.

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;...”
Filipenses 1.6

Quando vemos algumas pessoas sendo usadas por Deus, logo pensamos: "Puxa! Aquele é um grande homem de Deus! Como aquela mulher consegue ser tão usada por Deus?!"
Na verdade, não existem grandes homens ou mulheres, mas sim pessoas comuns, como eu e você, mas que decidiram atender ao chamado de Deus. E, se você deseja ser uma pessoa usada por Deus, deve fazer o mesmo.
Deus já tem um caminho pronto para mim e você, mas Ele só irá mostrá-lo à medida que formos obedecendo-O e fazendo a Sua vontade.


2) A vontade de Deus já foi revelada para nós.

Muitos não sabem, mas na Bíblia já está revelada toda a vontade de Deus para cada área de nossas vidas. Ela é a fonte mais confiável de todas, pois foi inspirada pelo Espírito Santo e não por inspiração de alguém.

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pe. 1.20,21

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Tm 3.16,17.

Em muitos casos não precisamos sequer orar à respeito, pois já está escrito na Bíblia qual é a vontade de Deus. Veja alguns exemplos:

"É da vontade de Deus que uma pessoa se envolva com alguém casado, mesmo que ela esteja insatisfeita no seu casamento?" Não! Isso é adultério e é pecado.

“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Mt. 5.27-28

"É da vontade de Deus que uma pessoa namore alguém que não seja cristã?Não! A Bíblia alerta sobre jugo desigual mostrando que não existe comunhão.

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” II Co 6.14,15

Entretanto, também precisamos entender que a Bíblia não fala especificamente sobre todos pecados. Por exemplo, no caso de fumar cigarro ou maconha, beber, vícios, etc., ela nos responde dizendo que nosso corpo é morada do Espírito Santo e com isso devemos cuidar dele.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” I Co. 6:19,20

Por isso precisamos conhecer bem a Bíblia, para evitarmos muitos sofrimentos com as decisões erradas. Jesus disse:

"Vocês erram por não conhecerem as Escrituras e nem o poder de Deus."
Mt. 22.29


3) A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável

Muitas pessoas têm medo de orar e perguntar a Deus qual a Sua vontade, pois acham que Ele irá frustrar seus planos pessoais. Isso acontece porque elas ainda não têm uma ideia clara sobre o caráter de Deus. Pensam que Ele é um Deus mau, carrasco e que, se falharem, serão castigadas e nada mais dará certo em suas vidas.
Se você quer saber como Deus é, basta olhar para Jesus. Ele é a expressão exata de Deus.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Hebreus 1.1-4

Jesus curava, perdoava, se compadecia dos mais fracos, não tinha "pedra em suas mãos" e não pagava o mal com o mal. Analisando bem, você entenderá melhor o Seu amor.
A Bíblia diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, mas para experimentá-la é preciso renovar a sua mente diariamente com a Palavra de Deus e agir em conformidade com ela. Observe:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

Com o tempo você verá que Deus, segundo o Seu propósito, faz com que todas as coisas cooperem para o seu bem. E, crendo assim, você viverá por fé.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8.28


4) Para saber a vontade de Deus também é preciso ORAR.

Diante de tudo que vimos acima, precisamos agora ir para a prática. Há momentos que realmente ficamos confusos e não conseguimos enxergar claramente a vontade de Deus. Esta é uma realidade bem comum entre os cristãos, principalmente entre jovens e adolescentes, ou entre os novos convertidos, isto é, entre os menos experientes. Por isso precisamos sempre orar antes de tomar qualquer atitude ou decisão.

A oração faz com que nosso coração se alinhe com o de Deus.

Talvez não haja nada de errado em tomar tal decisão, mas às vezes ainda não é o tempo de Deus, ou talvez Ele tenha algo melhor para você. Por isso é tão importante orar durante todo o tempo. 

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,...” Efésios 6.18

Muitas vezes você não ouvirá Deus falar diretamente ao seu coração, mas você precisa tomar uma decisão com urgência, então este é o momento que você agir pela fé. Se você crê que Deus lhe ama, Sua vontade é boa, perfeita e agradável e você está em obediência à Sua Palavra, então creia que a decisão que você tomar será a que Deus lhe instruiu a fazer. O Salmo 25:12 diz:

“Ao homem que teme ao SENHOR, Deus o instruirá no caminho que deve escolher.”

Isso mostra que Deus nos instrui de alguma forma, seja através de uma paz que sentimos após oramos, através de uma impressão que sentimos em nosso interior nos dando direção, ou através de sinais externos. 
Acima de tudo isso, a fé e a confiança em Deus devem prevalecer. Reconheço que nem sempre é fácil fazer as escolhas certas. Às vezes falhamos porque agimos por impulso ou porque não confiamos totalmente em Deus e fazemos do nosso jeito. Com isso, sofremos, nos ferimos, ferimos as pessoas e ficamos no prejuízo. Neste caso, a atitude correta é aprender com nossos erros para não praticá-los outra vez e crer que Deus faz cooperar tudo para o nosso bem, inclusive as coisas que deram errado (Romanos 8.28). 
Muitas pessoas já erraram tanto na vida que hoje vivem reclamando da vida, de si mesmas e de Deus. Ficar remoendo o passado adoece você, enfraquece sua fé, faz você pecar murmurando contra Deus e não vai mudar o futuro. A atitude correta que Deus espera de você é esquecer o que passou e prosseguir para o alvo que é Cristo. Deus quer nos dar um futuro maravilhoso, de paz e alegria e tudo começa com um coração agradecido. A Bíblia diz:

"Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." I Tss. 5.18

Deus quer que você agradeça por tudo, pois isso discipline seu coração a se alegrar e confiar no Seu amor! Quando fazemos isso, Ele nunca nos decepciona!

Que Deus lhe abençoe e que você possa cumprir todos os planos que Ele tem para a sua vida!


Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook, e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.


Conheça meus blogs RAQUEL ROQUE e PROSPERA-TE.
Você será grandemente edificado(a)!
Visite minha página no Facebook – Raquel Roque




sexta-feira, 5 de setembro de 2014

IRREVERÊNCIA - UM MAL A SER COMBATIDO





“Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.”
Habacuque 2.20

Vivemos dias difíceis onde as igrejas estão tendo sérios problemas com a reverência na hora do culto, isto porque muitos crentes estão perdendo o temor e o respeito a Deus e a Sua casa.
A falta de reverência tem se tornado uma grande dor de cabeça para os líderes que são obrigados a usar métodos não pouco criativos na tentativa de evitá-la na Casa de Deus. Assim, citaremos as práticas mais comuns verificadas de púlpito que também podem ser classificadas como irreverência na Casa de Deus. 

1. As conversas durante o culto, que irritam aqueles que querem prestar o seu culto a Deus;
2. Troca de mensagens via celular e tablet, com consulta e interação as redes sociais;
3. Mascar chicletes e logo após, colar debaixo das cadeiras ou bancos da igreja;
4. Levantar várias vezes durante o culto como se tivesse indo à toalete ou beber água;
5. Brincar com a criança como se a igreja fosse um parque de diversões ou um playground;
6. Desatenção na hora do louvor e da pregação, demonstrando estar desligado do culto;
7. Comentários de pé de ouvido com o irmão do lado, exatamente na hora da mensagem;
8. Paqueras, sinais no estilo linguagem dos surdos e trocas de sorrisos;
9. Falta de leitura da bíblia na hora da leitura devocional; falta de concentração e introspecção;
10. Desassossego, inquietação e indiferença, como se não estivesse na presença de Deus; etc.

Estas têm sido algumas das causas que impedem Deus de agir de forma poderosa em nossos cultos, porque assim está escrito:

“A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” (Is. 56.7).

Se você se enquadrar em alguma destas práticas irreverentes, confesse agora mesmo o seu pecado ao Senhor e abandone-a(s), pois isso aborrece a Deus e aos Seus líderes. O Espírito Santo é ordeiro e organizado. Ele jamais vai operar em meio à bagunça, desorganização e irreverência.
A Bíblia diz que os verdadeiros adoradores adoram a Deus com “temor e tremor”, “em espírito e em verdade”.

“Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor. Salmos 2.11

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4.24

Este deve ser o nosso padrão. Aí, sim, o Senhor se manifestará com liberdade e poder em nosso meio. Como disse G. Cowper:

“A reverência é um dos sinais de poder; a irreverencia, uma das mais seguras indicações de fraqueza. Nenhum homem atingirá as alturas se menosprezar as coisas sagradas.”


Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COMO LIDAR COM A DECEPÇÃO


 

Você já se sentiu um fracassado, sem valor e sem esperança de dias melhores?
Pois, saiba que você não está sozinho! Grande parte da população do mundo se sente assim neste exato momento. Todos nós já passamos por experiências de dor, frustração, fracasso e decepção. Quando isso acontece não sabemos muito bem como superar a situação e escrever um novo começo. Eu mesma já passei por decepções e frustrações, e confesso que não tenho todas as respostas, mas acredito que Deus nos dá algumas verdades importantes para lembrarmos quando estivermos lidando com a decepção.
Abra o coração e preste muita atenção! Deus vai falar com você. E, quando precisar, dê outra olhada no texto que se segue. Ele pode mudar o seu foco e seu estado de espírito, mesmo em meio às mais duras decepções.

1) Você não é definido por seus fracassos ou sucessos.

Vivemos em um mundo no qual as pessoas nos rotulam como "vencedores" ou "perdedores". Se a fulana de tal se casou, então ela é uma vencedora. Se ela não se casou, então ela não deu certo na vida. Mas Deus não nos julga dessa maneira. O seu valor não é baseado naquilo que você faz e sim no amor infinito de Deus por você. Ele amou tanto você que deu Seu Filho para morrer em seu lugar na cruz, a fim de que, purificado de seus pecados pelo sangue de Jesus, você possa reatar seu relacionamento com o Pai.


2) Você está crescendo por meio da decepção

Você pode não entender agora, mas pode acreditar, você está ganhando uma grande experiência e está sendo fortalecido para suportar qualquer dificuldade na vida. Deus promete que “...todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam e que foram chamados segundo o Seu propósito.” (Romanos 8.28). Então, se você está passando por algo difícil agora, provavelmente é porque Deus está preparando-o para algo grande no futuro! Além disso, Deus está preparando você para poder ajudar pessoas que passem pelo mesmo que você tem passado. sua experiência de hoje servirá para ajudar outros amanhã.


3) Grandes bênçãos estão à sua frente

Se Deus fecha uma porta aqui é porque Ele tem algo melhor para você mais adiante. Mas Ele quer que você mesmo descubra isso. Às vezes é preciso muitas portas fechadas antes de estarmos prontos para o caminho certo. Enquanto isso, você precisa tomar a atitude certa. A decepção pode produzir amargura, ressentimentos e desesperança, ou crescimento e amadurecimento. É você quem decidirá com qual deles irá ficar!


4) Deus é maior que tudo o que você está passando

Não importa quão grande é o medo ou a angústia que estão sufocando você. Deus é maior e Ele está com você! Ele diz: "Nunca te deixarei, nem te desampararei". (Hebreus 13.5) Por isso, nunca deixe que o medo roube os seus sonhos. Não creio que você está lendo estas palavras por acaso. Deus quer lembrar-lhe de que Ele ama você, está com você e nunca vai permitir que você seja derrotado. Continue confiando Nele e não perca a esperança! Decepções são temporárias, mas seu futuro é eterno. Lembre-se das promessas de Deus para você:

"Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração."
Jeremias 29.11-13

Pense nisso!

Se você foi edificado(a), compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
E conheça também

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ética Cristã




Cuidado! A vida testa você e Deus também! Seja ético!
Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos!
A palavra “ética” deriva da forma grega ethos, que significa caráter. Embora existam várias abordagens para a ética, sua prática estabelece as atitudes que correspondem ao bem para o indivíduo e para a sociedade.
Alguns valores éticos são imprescindíveis nas empresas e também o devem ser na igreja, entre os cristãos, tais como: a lealdade, a transparência, a responsabilidade, a honestidade, o sigilo, a prudência, a compreensão, a imparcialidade, a solidariedade, o respeito, a integridade  e o comprometimento. Infelizmente, isso tem se tornado bem escasso dentro da igreja e mais ainda na sociedade.
A conduta ética é uma expressão do caráter do indivíduo na sociedade, e a ética cristã, aquela baseada na Bíblia, deve ser a expressão do caráter do cristão verdadeiro.
Profissionais éticos possuem, em seu caráter e histórico de carreira, seu maior patrimônio. Já o cristão ético tem em sua carreira cristã maior patrimônio ainda! Disso depende seu testemunho diante das pessoas. E seu caráter é denunciado por suas atitudes. Se forem boas e éticas, o nome de Deus é glorificado. O apóstolo Paulo fala sobre isso:

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20.24

Por isso o cristão deve ser ético dentro e fora da sua empresa, da escola, da casa, da família e da igreja.
Quando vivemos de maneira ética na vida secular, somos sempre os principais beneficiados, pois nossa vida será pautada por princípios nobres e experiências significativas. E quando vivemos a ética cristã na carreira espiritual também somos recompensados pelo Senhor. Aliás, a Bíblia é o maior livro de ética que existe. Todos os seus princípios e conselhos são éticos e moralmente muito elevados. Quem os segue, receberá a recompensa dos homens e de Deus. A ética nos concede o merecimento da vitória tanto na vida secular quanto na carreira espiritual! Sem ela nenhuma “conquista” terá valor.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook, e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...

terça-feira, 2 de setembro de 2014

PAZ DE ESPÍRITO - O MELHOR TRAVESSEIRO





De nada adianta colocar a cabeça sobre um travesseiro macio, com fronha de fios de algodão egípcio e penas de ganso se a consciência está atribulada pela culpa. A paz de espírito é o melhor travesseiro.
O dinheiro pode comprar ou alugar o melhor quarto, com a melhor cama, com o melhor e mais macio colchão, mas não pode comprar a paz de espírito.
A paz de espírito não é fruto de um mecanismo psicológico, nem se consegue artificialmente. Ela não está à venda em nenhum mercado do mundo, mas está ao alcance de todos gratuitamente. Ela é o resultado da Graça de Deus concedida a todos aqueles que foram perdoados e reconciliados com Deus por meio de Jesus Cristo.
Como vai a sua consciência? Você tem dormido em paz? Sua consciência está em paz com Deus, com você mesmo e com as pessoas?

A Palavra de Deus diz:

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” Salmos 4.8

Volte-se para Deus, arrependa-se de seus pecados. Confesse-os, abandone-os e receba de Jesus a vida eterna e a paz que vai além do entendimento.

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4.7

Experimente a doçura dessa paz interior que Jesus lhe oferece gratuitamente hoje mesmo... e seja feliz!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook, e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Porque decorar a Bíblia



Uma mulher cristã idosa estava começando a perder sua memória. Tempos antes disso, ela havia decorado grande parte da Bíblia. Mas no fim, apenas um precioso texto permaneceu:

"Porque eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o que confiei a Ele até aquele dia."
II Timóteo 1.12b

Aos poucos, parte do versículo também foi esquecida, até que ela só conseguia repetir baixinho: "O que confiei a Ele".
Por fim, quando ela se aproximava da fronteira entre o Céu e a Terra, seus entes queridos notaram que seus lábios estavam se movendo. Eles se inclinaram para ver se ela precisava de alguma coisa, e ela estava repetindo para si mesma a única palavra que conseguia se lembrar: "Ele! Ele! Ele! Ele!"
Aquela senhora havia esquecido toda a Bíblia, menos uma palavra, mas ela possuía toda a Bíblia naquela única palavra!

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida."
I João 5.11,12

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no Facebook, e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...