Obrigada.

quinta-feira, 12 de março de 2015

PASSE AS COISAS A LIMPO RAPIDAMENTE


 

Quando pessoas vivem ou trabalham juntas, é certo que, cedo ou tarde, haverá atritos. Não esperar por isso é ingenuidade. O que importa é o que você faz imediatamente após o atrito ocorrer.

Você tem duas opções. A primeira é deixar que o tempo cure a ferida. Mas isso, na maioria das vezes, não funciona e só piora as coisas. A segunda, e mais eficiente, é a proposta bíblica da reconciliação imediata.

Efésios 4.26 diz: “...não se ponha o sol sobre a vossa ira;...”

Isso significa que você não deve deixar para resolver o dilema no dia seguinte, pois pode ser muito tarde.

Jesus também disse em Mateus 5.23-25: “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele;...”

Este texto mostra que não dá pra você se relacionar com Deus sem antes ter resolvido as coisas com seu irmão. Deus não aceita seu louvor e nem a sua oferta se você tiver alguma pendência em seu relacionamento com as pessoas.

Ambos os textos ensinam a urgência da reconciliação. A Bíblia ensina que, quanto mais tempo passar entre o aborrecimento e a tentativa de reconciliação, mais difícil se torna o perdão, e a tendência é que a ferida aumente gradativamente.

Quantas vezes você já passou por situações de desentendimento em que, pela pressa ou pelo orgulho, decidiu seguir a diante sem se retratar?! Quem nunca, não é?! Porém, seguir adiante só torna as coisas mais difíceis e os corações mais duros. Você fica ‘amarrado’ à pessoa a quem magoou ou feriu. Aliás, ambos ficam amarrados um ao outro. Você dorme, acorda, come e faz tudo pensando no ocorrido. Sua mente fica distraída e você não consegue se desvencilhar disso, o que atrapalha bastante suas atividades normais e azeda os outros relacionamentos. Não tem escape. Quando você rompe relações com uma pessoa e não trata o problema imediatamente, você só aumenta a distância e a ferida na alma. A Bíblia chama isso de “raiz de amargura”... e ela cresce e contamina a outros!

Hebreus 12.15 diz: “...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;...”

Admita! É muito mais fácil quando você resolve logo o mal entendido, pede perdão pela ofensa, repara o dano, etc., rapidamente.

Então, se você, de longe, sentir que magoou ou feriu, disse o que não devia, ou imagina que alguém está aborrecido com você, não deixe pra depois. Reconcilie-se o mais rápido que puder. Passe isso a limpo o quanto antes. Aí, se não houve realmente infração, ao menos você vai mostrar que é uma pessoa legal, sincera, que preza aquela amizade e que gosta de passar as coisas a limpo imediatamente. E, se houve, você está lidando com a pessoa antes que a raiz de amargura cresça e tome do coração dela. É isso que Deus espera que você faça.

Os relacionamentos mais saudáveis não são aqueles em que nunca há desentendimentos, mas aqueles em que as pessoas estão comprometidas em passar a limpo as coisas imediatamente.


Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Conheça também...
www.bonnevievie.blogspot.com.br
E a minha página de poesias "Bem Dito"

2 comentários:

  1. Isso é mais sério que pensamos, deveríamos estudarmos mais sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Paulopreco! Sua opinião é muito importante pra mim. Leia as outras postagens. Acho que também vai gostar. Um abraço.

    ResponderExcluir