Obrigada.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CARÁTER X REPUTAÇÃO

Imagem relacionada
Integridade e caráter não devem ser confundidos com Reputação. As circunstâncias em que você vive determinam sua reputação, mas a verdade em que você acredita determina seu caráter, e sua integridade. A Reputação vem de fora, o caráter vem de dentro. Sua reputação é criada ou é perdida em um momento. Seu caráter é construído por toda sua vida. A reputação é o que pessoas escrevem na pedra do seu túmulo, o caráter é o que os anjos dizem sobre você diante de Deus.
A reputação é valiosa, mas o caráter é infinitamente mais precioso. Uma boa reputação só existe porque é reflexo de um bom caráter.
A reputação depende da sua personalidade, isto é, das máscaras que você usa para assumir seus diversos papéis diante da sociedade. O caráter é o que está por trás das máscaras, é o que está por dentro dos personagens que você representa. Por isso, as pessoas de casa é que realmente conhecem você, porque em casa você tira a roupa, os sapatos e as máscaras.
Um caráter distorcido pode arruinar a reputação de alguém num minuto. Isso porque existe o que chamamos de “Momento Desprevenido”. É aquele instante em que sua máscara cai, e todos veem quem você realmente é. Por mais que você esconda, por mais que disfarce, por mais que vigie o tempo todo, de uma hora pra outra, seu verdadeiro Eu vem à tona. Seu caráter é a verdade sobre você, é quem lhe domina por dentro, é seu verdadeiro Eu. Então, num momento em que você não espera, ele se mostra. E se estiver estragado, pervertido, feio ou mau, todos vão saber.
Sendo assim, dê mais atenção ao seu caráter, cuide do seu ser interno, da sua mente, da sua alma, de seus sentimentos e emoções. Regule-os periodicamente, e faça a si mesmo o favor de ir tirando suas máscaras. Leva tempo, mas tirar as máscaras é libertador, pois você não tem que ficar se vigiando o tempo todo. Cuidamos tanto do nosso exterior que, muitas vezes, nos esquecemos de cuidar do nosso interior. A Bíblia diz: "O seu enfeite não seja o exterior, no penteado dos cabelos, no uso de joias, na compostura das roupas; mas ao contrário, na pessoa interior encoberta no coração; sua beleza deve vir da dignidade de um espírito manso e tranquilo, que é precioso diante de Deus." (I Pedro 3.3,4).
Crie para si mesmo padrões de comportamento baseados na verdade. Encontre este padrão na leitura diária da Bíblia e deixe que seu caráter seja moldado à luz da Palavra de Deus! Permita que o Espírito Santo domine seu Eu interior e produza Seus frutos, que são "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." E o texto ainda conclui: "Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5.22,23). Significa que não há o que condenar, não há coisas feias e desagradáveis no caráter que é dominado pelo Espírito de Deus e produz os frutos do caráter de Deus.

Pense nisso! E repense seu caráter, sua personalidade e sua reputação!