Obrigada.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Koilia ou Diakonia?

Resultado de imagem para imagens prazeres da vida
Tudo que nos cerca nos estimula a usar todos os recursos possíveis para aproveitar a vida. O mundo grita: “A vida é curta! Aproveite-a!” As pessoas repetem: “Carpem Diem!” (Colha o dia! Aproveite o momento!) como justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. Todo mundo quer aproveitar a vida ao máximo, sem pensar nas consequências. Infelizmente, isso tem afetado a Igreja, tornando as pessoas indisponíveis para o serviço cristão, para os ministérios, para o evangelismo, etc. É urgente refletir sobre isso!
Pra começar é preciso compreender duas palavras gregas: “koilia” (κοιλια) e “diakonia” (διακονια).
No sentido literal, a palavra “koilia” fala do “ventre”, isto é, simboliza os que recebem, ou reconhecem os prazeres da vida a partir das experiências corporais, como por exemplo, o sabor das coisas e das emoções, a satisfação que isso ou aquilo proporciona, sem se importar com o preço que pagam para obtê-lo, às vezes, paradoxalmente, a perda da própria vida.
A palavra “diakonia” significa “serviço”, se aplica ao estilo de vida dos que se dedicam a tornar melhor a vida dos outros, compartilhando seus bens e talentos para fazê-los felizes, e isso os realiza.
Nem toda a vida voltada para a satisfação da “koilia” é reprovável, como também nem toda existência orientada pela “diakonia” é aceitável ou  irrepreensível. Os que vivem para o ventre também podem servir ao próximo, e os que focam no serviço ao próximo também podem se satisfazer. A diferença está no foco.
A “koilia”, ou prazer do ventre, se esgota em si mesmo. Já a satisfação do servir transcende tempo e espaço. São duas maneiras distintas de viver. Cabe a você uma escolha. E pra decidir corretamente, lembre-se que a vida é apenas uma pequena experiência antes da eternidade. A “koilia” esgota-se aqui, consome-se em si mesma. Já a “diakonia” transcende a vida terrena, porque muda a história das pessoas a quem você afeta com seu serviço, cuja recompensa lhe aguarda na eternidade, junto com elas, na maioria das vezes.

Pense nisso! E faça sua escolha.