Obrigada.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Contrato ou Aliança de Amizade?


Todo final de ano as pessoas compartilham nas redes sociais a “Renovação do contrato de amizade”. Isso me leva a refletir sobre a diferença entre contrato e aliança.
Contrato é um pacto entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a cumprir o que foi entre elas combinado sob determinadas condições. Já Aliança é uma união, ligação; ato ou efeito de aliar-se; pacto, ajuste, acordo; união entre duas ou mais pessoas em prol de um objetivo comum; e ainda: um compromisso assumido com a pessoa amada.
Contrato geralmente é um acordo escrito baseado em desconfiança, traçando as condições para o funcionamento e as consequências para o caso de ser quebrado.  
Aliança é um compromisso verbal baseado na verdade, assegurando a alguém de que a sua promessa é incondicional, boa e para a vida toda.
Contrato vem do interesse próprio e com responsabilidades limitadas; estabelece um período de tempo para sua vida útil.
Aliança visa o benefício do outro, com responsabilidades ilimitadas; e não tem prazo de validade.
Contrato pode ser quebrado. Baseia-se no desempenho dos contratantes e se dissolve caso um deles não cumpra suas obrigações.
Aliança é planejada para ser inquebrável. Baseia-se na honra dos estipulantes e não no seu desempenho. A aliança  não pode ser revogada, pois se baseia no amor. Ela independe do outro, por isso perdura, mesmo que o outro não cumpra sua parte no acordo.
Na Bíblia, Deus fez várias alianças com pessoas. Através de Sua aliança de amor, Ele une a pessoa a Si, e mesmo que ela quebre o acordo ou seja infiel, Deus permanece fiel. 
Desta forma, torna-se difícil mesmo, quase impossível, fazer alianças inquebráveis com as pessoas, porque todos nós somos falhos e imperfeitos. Temos a tendência de abandonar nossos amigos quando falham. Também somos abandonados por falharmos com eles. As amizades duradouras (Que Deus as conserve!) são aquelas baseadas em amor, cuja paciência e longanimidade prevalecem acima das falhas mútuas. Devemos buscar estes frutos do Espírito Santo para sustentar nossas amizades. Porém, a única aliança perfeita é a que fazemos com o Senhor, pois Ele nunca falha. A Bíblia afirma que... “Se formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-se a Si mesmo.” (II Tm. 2.13). Deus leva a sério a aliança que você faz com Ele! E ainda que você falhe, Ele continua amando você e cumprindo a parte Dele. Ele simplesmente não quebra Sua aliança porque ela está fundamentada em Sua própria natureza perfeita de amor e graça.
Aproveite o novo ano para renovar suas amizades. Renove seus contratos de amizade com os antigos amigos, proponha novos contratos de amizade para novos amigos, mas não abra mão de renovar sua “aliança” de amizade com Deus.
Simples assim...

Feliz Ano Novo!

Raquel Roque.