Obrigada.

domingo, 31 de dezembro de 2017

Mandamentos para um Bom Ano Novo

Imagem relacionada

As coisas não mudam porque as folhas do calendário mudam. No entanto, a passagem de ano pode ser bem-vinda se produzir em nós atitudes que nos permitam começar as mudanças que realmente precisamos operar. Um novo ano está em nossas mãos. Não desperdices, neste novo ano, a oportunidade de fazer teus próprios caminhos. Um feliz ano novo tem a ver com o modo como consideramos os feitos das outras pessoas. Um ano bom se faz com relacionamentos bons. Atenta para estes mandamentos e terás um ano verdadeiramente bom.

1. Não te compararás - Tu és uma pessoa única. Não tens que ser que os outros parecem ser. Não tens que ter o que os outros têm ou dizem ter. Deus disse ao profeta Jeremias que ele era singular: “Eu o conheci antes de formá-lo no ventre de sua mãe; antes de você nascer, eu o separei e o nomeei para ser meu profeta às nações.” (Jeremias 1.5). O que disse a Jeremias, Deus te diz. A única diferença é que tua missão é específica.

2. Ao que é supérfluo não te ligarás - Não corras para comprar o que não precisa ser comprado. Não ames as coisas, por mais que te digam que são necessárias. Não te endivides para adquirir o que podes passar sem possuir. A recomendação do profeta Isaías deve estar sempre diante de ti: “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição.” (Isaías 55.2)

3. Não farás o que todo mundo faz ou diz que faz - É normal que queiras fazer o que os outros fazem ou dizem fazer, ir aonde os outros estão e dizem estar, desejar o que os outros aspiram ou dizem aspirar e ter a aprovação dos outros para o que pensas. Cuida para não te perderes. Estando na companhia de outras pessoas, tu te sentes bem. É assim com todos os seres humanos, com poucas exceções. Cuida para não te perderes. Cuida para que tuas companhias não pervertam os teus costumes, antes bons (1Coríntios 15.33). Não te deixes enganar. Procura te envolver com o que é bom, agradável e perfeito aos olhos de Deus (Romanos 12.2), mesmo que tenhas que seguir na contramão.

4. O que não vais cumprir, não prometerás - Especialmente quando um novo ano se prenuncia, fazes votos, o que é muito bom.
Cuida deles. Não és obrigado a fazê-los, mas se o fazes deves te empenhar em cumpri-los (Números 30.2). Se votaste fidelidade, sê fiel. Se votaste ajudar, ajuda. Não faças votos que não tens condições de cumprir. Não prometas fazer o que não pretendes fazer. Não vivas de modo que as pessoas debochem das tuas palavras, porque não as levas a sério.

5. Não procrastinarás - Tu sabes o que acontece quando deixamos para amanhã o que não pode ser adiado: o dia passa, e nada acontece; a semana passa, e nada acontece; o mês passa, e nada acontece; o ano passa, e nada acontece; a vida passa, e nada acontece. Medita na profunda sabedoria divina: “Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom, nunca plantará, nem colherá nada.” (Eclesiastes 11.4). O que precisa ser feito hoje deve ser feito hoje.

6. Ao outro não responsabilizarás por teus erros - É mesmo desconcertante diante do nosso erro, percebido por nós ou flagrado por outro, não termos ninguém para atribuir a culpa. É doloroso chegarmos atrasados a um compromisso, deixarmos de pagar uma conta, desfecharmos um palavrão irado, e não termos o trânsito para explicar, o correio para responsabilizar, a vítima para culpar. Se assumirmos o nosso erro, sairemos mais cedo de casa, e chegaremos à hora ao local necessário; seremos mais atentos e não pagaremos multa, e procuraremos nos irar menos para viver em paz. Embora seja uma atitude difícil de ser tomada (Salmo 19.12), quando assumimos nossas responsabilidades, no certo e no errado, mostramos que estamos nos tornando pessoas cada vez mais maduras.

7. Não destruirás as obras dos outros - Tu tens visto como agem os políticos. Eles falam mal dos que vieram antes, culpando-os por todos os problemas que precisam administrar. Eles destroem as boas coisas que seus antecessores fizeram. Quando as conservam, colocam suas próprias placas, como se tivessem sido os idealizadores e realizadores dos projetos que continuam dando certo. Não agirás assim, mas valorizarás os que os outros fazem, em casa, no trabalho ou na igreja. Reconhecerás que fazes o que fazes graças aos que vieram antes. Para cresceres, sabes que não precisas diminuir os outros (João 3.30). Alegra-te em continuar; não tens que fazer tudo do teu jeito, como se o teu jeito fosse sempre melhor.

8. Como vítima não te portarás - Tu foste ferido? Tu foste ferido de propósito. Tu foste ferido sem intenção. Pessoas gostam de ti sem que tenhas feito alguma coisa. Pessoas não gostam de ti sem que tenhas feito coisa alguma. Vais lembrar disto todos os dias da tua vida? Enquanto lambes tuas feridas, não vês os bons alimentos que esperam por ti à mesa. Para de comer teus próprios ressentimentos. Corta a amargura pela raiz (Hebreus 12.15). Deixa a prisão em que tuas reclamações te guardam. Quebra as algemas que te impedem de voar.

9. Não verás o outro apenas com teus próprios olhos - Tu te lembras das muitas vezes que olhaste para uma pessoa e chegaste às tuas conclusões sobre ela, conclusões que logo se dissiparam quando te assentaste e ouviste a história que tinha para te contar? Não detestas que façam o mesmo contigo? (Mateus 7.12) Esteja sempre alerta para ver o outro com os olhos do outro. Leva em conta as possibilidades que o outro teve, as restrições que o outro enfrentou, os abusos que o outro sofreu. Se tiveres ouvidos para o outro, tu o amarás como ele é, não como gostarias que fosse. Não te vejas como paradigma. No máximo, procura ser um exemplo e sobretudo um estímulo para o outro.

10. Não te ouvirás apenas a ti mesmo - Todas as pessoas tendem a pensar que sabem o que lhes é melhor, certos de que são capazes de tomar as melhores decisões, fazer as melhores escolhas e conduzir as melhores reações aos eventos. Se for assim, por que há tantas pessoas mergulhadas no vício e por que são tantos os conflitos, começando por nossas casas e alcançando as nações? Ponha teus ouvidos a escutar a quem tem bons conselhos a te dar, mesmo que pareçam repreensões. Não desprezes as palavras de vida que te proferem. Considera a Palavra de Deus — a Bíblia Sagrada — como guia para a tua vida (2Timóteo 3.16) e aplica-te a ler o livro santo, e tua vida irá bem, muito bem.

Israel Belo de Azevedo